sábado, 18 de fevereiro de 2012

Tábua + potes + planta + criatividade = sustentabilidade que enfeita

Boa tarde de sábado de carnaval!!!

Sem deixar o agito, vamos dar só ruma relaxada e falar de algo mais light?!?! Que tal o verde?!?! Plantas é sempre bom e o contato com elas repõe as energias gastas na farra e recarrega pra farrear de novo!!

E por isso, trago algo leve, simples de fazer, mas que proporciona um visual bem legal e ainda tem a proposta da sustentabilidade com valor de custo lá em baixo.
Na última quarta-feira no Programa Saúde e Beleza fizemos um objeto de decoração vivo, quase um quadro verde.
Muitas das vezes vemos, vasos e mais vasos das mais variadas formas, estruturas lindas e infelizmente muito caras. É um verdadeiro banho de água fria pra quem pensa em ter um cantinho verde sem gastar muito.

Pensando nisso, fiz no programa e trouxe para o blog esse vaso preso à madeira que decora de forma prática.

E como podemos fazer?! Vamos precisar de, anotem ai!!

1) Madeira → pode ser daquelas de demolição, caixotes de verdura. Eu usei de caixa de vinho, tinha uma escritura que achei bacana e aumentaria o aspecto vintage de reutilizado.

2) Potes → Podem ser comprados, de barro, de lata, de metal, embalagens de maionese, enlatados, copos de plástico, como os que eu usei e das mais diferentes forma. Pense no resultado final que você quer, se for pra cozinha, ou para a parede da horta, por que não latinhas de milho ou nescau?!?! O banaca é tornar a produção inusitada.

3) Pregos → Ou qualquer outro material para prender os potes à madeira. Podem ser braçadeiras de metal, corda, arame, fitas(dependendo do peso e tamanho).
Obs.: Lembrando que os potes, mais as plantas, mais a madeira e o material de fixação devem um complementar o outro, todos devem se sustentar para não haver risco de queda!! Fica a dica!!

4) Terra → Compre um substrato pronto com matéria orgânica, acrescente uns 20% a 30% de areia na mistura.

5) Pedriscos → Pode ser qualquer material drenante, até bandeja de isopor picadinha serve, ou pedriscos, tipo pedra brita.

6) Plantas → E o que vai dar o ar da graça!! Escolha qualquer tipo de forração - vale pendente, anual, perene, com florada ou sem, de folhas diferentes, com formas e cores variadas!! Mas pense sempre na harmonia.

7) Verniz → E para finalizar nossa listinha de ingredientes, o verniz para proteger a madeira da ação da água e do sol. Você pode também deixar sem para que a madeira vá adquirindo aquele aspecto rústico de envelhecimento, só que a vida útil do conjunto vai durar menos. Pode também usar tintas e colorir.


Vamos lá?!?!
Seguem aqui as fotos e os vídeos da matéria com o passo-a-passo!!


  



Aguardo os coments!!
Forte abraço,
Leonardo Couto